BLOG DOS TRABALHADORES DA SAÚDE

SEJAM BEMVINDOS AO NOSSO BLOG

segunda-feira, 10 de maio de 2010

vinho



> Vida e Saúde

notícias por e-mail fale conosco rss
Vida e Saúde
Índice geral
Tudo de saúde
Correções

Alimentação saudável
Entre em forma
Séries de exercício
Tabela de calorias

Gravidez e filhos
Sua saúde

ABC da saúde
Calculadoras e testes
Primeiros Socorros
Saúde Bucal

Livre-se do estresse
Vida saudável

Sexo seguro


Notícias por e-mail



Receba todas as novidades por e-mail






Fale conosco



Participe! Envie suas sugestões ao canal






Sites relacionados
Biotecnologia
CyberDiet
Exercitando Saúde
Plástica e Beleza













Vida e Saúde


Vinho


Rosana Ferreira

Getty Images

O vinho é uma importante fonte de nutrientes antioxidantes



Busca
Busque outras notícias no Terra:






O vinho é salutar desde que seus efeitos secundários, como a embriaguez, não sejam maiores que seus benefícios - e estes não são poucos. As uvas são importantes fontes de nutrientes antioxidantes, em especial os polifenóis, presentes nas cascas e nas sementes. Estudo brasileiro comparou a ação antioxidante do vinho tinto e do suco de uva e foi observado que o suco de uva possui uma atividade antioxidante significativamente inferior a do vinho tinto. Quando comparado ao vinho branco e ao vinho rose, o tinto também ganha por conter maiores quantidades de polifenóis.

» Veja o lado bom de 10 hábitos que parecem ruins

Segundo a nutricionista Eliana Pereira Vellozo, supervisora do Ambulatório de Adolescência Geral e Obesidade do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM), atualmente o consumo de vinho tinto está associado a efeitos benéficos sobre o metabolismo das gorduras, o aumento da atividade antioxidante, a redução da oxidação da partícula LDL-colesterol e a melhora do estado de coagulação, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

"Todas essas ações se devem principalmente, ao composto fenólico resveratrol, que tem importante atividade oxidante", diz. "Essa substância age no metabolismo do açúcar diminuindo seus malefícios e age aumentando a energia celular, sendo um poderoso aliado no combate ao envelhecimento", complementa a dermatologista Marcella Delcourt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário