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quarta-feira, 12 de maio de 2010

DUVIDAS SOBRE PRONTO SOCORRO









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PA CONTORNO DÚVIDAS FREQUENTES PA CONTAGEM

Você sabia?
No vocabulário médico, urgência e emergência não significam a mesma coisa. Uma situação de urgência é aquela que requer assistência médica imediata, com ou sem risco potencial de morte. Quando há ameaça iminente à vida ou sofrimento intenso, havendo necessidade de tratamento médico imediato, trata-se de uma emergência.

Dúvidas Frequentes
Quando é que você deve procurar uma das unidades de Pronto-Atendimento da Unimed-BH? Para ajudá-lo a reconhecer situações que são verdadeiramente urgentes, verifique abaixo algumas das questões mais freqüentes sobre o assunto:

1) Preciso de um atestado de saúde, devo procurar um Pronto-Atendimento?

R: Não, essa situação não é urgente, e você não deve ocupar os médicos do PA com isso, pois pode prejudicar o atendimento a situações de real urgência. Para conseguir um atestado de saúde, marque uma consulta com seu médico de confiança, que ele poderá avaliar o seu estado e determinar a necessidade do atestado.

2) Um médico não cooperado me pediu alguns exames, posso ir ao Pronto-Atendimento para o médico de plantão transcrever o pedido em uma guia da Unimed?

R: Não, essa situação também não é urgente. Ligue para o Unidisk (SAC) 08000 30 30 03 e informe-se sobre como proceder.

3) Passei mal há dois dias e, na ocasião, não procurei um médico. No momento, o mal-estar já passou, mas eu gostaria de ser examinado para saber se estou bem. Posso ir ao Pronto-Atendimento?

R: Se no momento você não está com nenhum sintoma relevante, não há necessidade de procurar o Pronto-Atendimento. Mas não deixe de marcar uma consulta, de preferência com o médico que já conhece seu histórico clínico, para avaliar o seu estado. Quanto antes você for examinado, melhor. Com a saúde não se brinca.

4) Torci o pé, que está dolorido e levemente inchado, mas não sei se chega a ser uma fratura. Devo procurar o Pronto-Atendimento?

R: Sim, é para este tipo de imprevisto que existe o PA. Lá, uma equipe multidisciplinar poderá avaliar melhor a gravidade do caso.

5) Preciso trocar um curativo, ou retirar pontos de uma cirurgia que fiz. Posso fazer isso em um Pronto-Atendimento?

R: Não, o Pronto-Atendimento não faz esse tipo de serviço. Em caso de serviços ambulatoriais, a Unimed-BH tem outros serviços próprios para atender você, com agendamento simples e rápido. Basta ligar para o Unidisk (SAC) 08000 30 30 03.

6) Preciso de um enfermeiro que me aplique uma injeção prescrita pelo médico. Posso procurar o Pronto-Atendimento?

R: Não, o Pronto-Atendimento não realiza esse tipo de serviço. Procure preferencialmente o médico que fez sua cirurgia. Em caso de serviços ambulatoriais, a Unimed-BH tem outros serviços próprios para atender você, com agendamento simples e rápido. Basta ligar para o Unidisk (SAC) 08000 30 30 03.

7) Meu filho está com febre, vômitos e mal-estar. Não consigo encontrar o pediatra. Devo levá-lo a um PA?

R: Sim, o Pronto-Atendimento é para casos de mal-estar súbito, imprevistos e acidentes. Procure a unidade mais perto de você.

8) Passei o fim de semana doente, mas só procurei o PA na segunda-feira. Como trabalho aos domingos, vou precisar de atestado médico comprovando que não tinha condições de ir ao serviço. Isso é possível?

R: Não. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o atestado médico é um direito do paciente, mas só pode ser emitido com a data a partir do dia em que o médico examinou a pessoa. Neste caso, se o médico fez a consulta na segunda, ele só pode dar o atestado para este dia e os outros seguintes. Atestado médico retroativo não é possível.

9) Quais os documentos preciso apresentar para ser atendida em um PA?

R: No Pronto-Atendimento, assim como nas unidades ambulatoriais e nos consultórios médicos, os documentos necessários para aprovação de atendimento são o cartão de cliente Unimed-BH e um documento de identificação, com foto.

10) Faço uso de remédio controlado para pressão. Meu remédio acabou e não tenho receita médica. No Pronto-Atendimento, eu consigo uma nova receita?

R: Não. O PA funciona para atender pacientes com casos agudos, urgentes. Pacientes que fazem uso de medicação controlada precisam de acompanhamento constante de sua saúde. Por isso, é o médico de confiança do cliente o responsável pela emissão da receita.

11) Exames pré-admissional, demissional e check-up podem ser realizados no Pronto-Atendimento?

R: Não. O Pronto-Atendimento não faz nenhum destes procedimentos, já que não se caracterizam como urgência nem como emergência. O paciente que necessitar de alguns destes exames deve procurar o seu médico de confiança.





Para marcar e desmarcar consultas, ligue 08000 30 30 03.

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