BLOG DOS TRABALHADORES DA SAÚDE

SEJAM BEMVINDOS AO NOSSO BLOG

sexta-feira, 26 de março de 2010

enfermagem virtual

&

Enfermagem Virtual - Últimas Notícias
syndicated content powered by FeedBurner

...
Reset this favorite; show all Subscribe options

Subscribe Now!
...with web-based news readers. Click your choice below:



...with other readers:
(Choose Your Reader)FeedDemonNetNewsWireNewsFireNewsGator Outlook EditionRSSOwlShrookUniversal Subscription Mechanism (USM)
View Feed XML

FeedBurner makes it easy to receive content updates in My Yahoo!, Newsgator, Bloglines, and other news readers.

Learn more about syndication and FeedBurner...

Current Feed Content
27/03/10 - Dormir menos do que o necessário pode causar problemas de saúde
Quem gosta de dormir até mais tarde, antes era tachado de preguiçoso. Mas uma pesquisa descobriu que em média 15% das pessoas necessitam dormir até mais tarde. E para quem dorme menos do que o necessário, alguns problemas de saúde podem aparecer, como diabetes, obesidade e problemas cardíacos.

A pesquisa também apontou que cerca de 75% das pessoas estão programadas para dormir em torno das 23 horas. Apenas 10% dos indivíduos se sentem bem dormindo cedo e acordando cedo.

Para chegar nesse resultado as pessoas foram divididas em três grupos, afirma o professor de fisiologia da Universidade de São Paulo (USP), José Cipolla Neto. Segundo Cipolla, a variação dos perfis cronobiológicos é resultado da vida moderna. Com o advento da iluminação artificial, por exemplo, as pessoas não são mais obrigadas a dormir durante a noite e podem continuar realizando suas atividades após às 18 horas.

De acordo com o tutor do Portal Educação, enfermeiro Alisson Daniel, os mais prejudicados são os profissionais de saúde que realizam plantões noturnos, em relação a quantidade e qualidade do seu sono. “Este estudo mostra que os problemas graves como diabetes, obesidade e problemas cardíacos estão envolvidos com uma noite inadequada de sono”.

26/03/10 - Saneamento básico faz parte do direito de cidadania
O saneamento básico é fundamental para o bem-estar da população. Projetos que envolvem o saneamento merecem atenção, pois além de viabilizar a saúde, preserva também o meio ambiente. O engenheiro civil, Luiz Roberto Santos Moraes, é um bom exemplo que deveria ser seguido, pois além de ser um conhecedor das técnicas inovadoras de saneamento básico, ele coordena projetos que integram fatores como a gestão de recursos hídricos, saúde pública e ciências sociais.

Os projetos de Moraes englobam distribuição equitativa de benefícios, custo/benefício favorável e também conta com o envolvimento da população. A cidade do interior da Bahia, Alagoinhas, possui um plano de saneamento ambiental que contou com o apoio do poder público e da participação popular.

O engenheiro civil e demais especialistas colaboraram com o município, revertendo a situação preocupante, principalmente na questão do abastecimento de água e manejo dos resíduos sólidos.

Luiz Moreira destaca que o saneamento básico é um direito essencial para a cidadania e que ninguém pode viver sem o mesmo, já que sem o saneamento, a população fica exposta às doenças graves, sem contar o prejuízo que o meio ambiente sofre.

O enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel, também aproveita e explica que a relação entre saneamento básico e saúde coletiva é estreita, pois não adianta realizarmos uma medicina curativa de alta qualidade e esquecermos a medicina preventiva.

26/03/10 - Mulheres sofrem mais de ataques cardíacos comparadas com os homens
Os homens têm a fama de não gostarem ou frequentarem um médico. Mas, dependendo, da situação ou problema, as mulheres ficam na frente e deixam de lado as consultas, como é o caso do exame de angiografia, para estudar os vasos sanguíneos, e também da angioplastia.

De acordo com uma pesquisa realizada com três mil mulheres na França que tinham sofrido crise cardíaca, os especialistas descobriram que poucas vezes essas mulheres realizavam tais exames.

“Muitas vezes a avaliação da saúde da mulher é muito direcionada para a área ginecológica e na prevenção de câncer, ficando o aspecto cardiovascular negligenciado. É importante que a avaliação cardiológica seja realizada de forma semelhante tanto para o homem quanto para a mulher”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as mulheres têm o dobro de riscos de morrer de infarto que os homens nos 30 dias após a um ataque cardíaco. A melhor prevenção para as mulheres é a realização de procedimentos invasivos, como a realização de exames periodicamente.

25/03/10 - Ilha da Educação promove palestra sobre a universidade no Brasil
A educação ainda está caminhando no Brasil. Hoje, são 10 mil doutores formados por ano no país. No entanto, ainda patina na produção científica e tecnológica, deixando quase a metade dos alunos de graduação para trás.

Pensando em discutir sobre a questão do ensino superior no Brasil, a Ilha da Educação, no Second Life, promove a palestra “A Universidade no Brasil: fatos e desafios”, no próximo dia 25 de março, às 21h (horário de Brasília). O evento apresentará um painel da produção da universidade brasileira nos últimos anos, no contexto mundial.

O professor doutor, Luis Paulo Vieira Braga, ministrará a palestra que é livre e disponibilizará certificado digital aos participantes. No momento da palestra, haverá chamada para confirmação dos presentes.

Para adquirir o certificado digital, o participante deverá repassar o nome completo do participante e o nome do avatar pelo e-mail: ilhadaeducacao@portaleducacao.com.br. Mais informações sobre o evento, inscrições e dúvidas, enviar e-mail para a Ilha da Educação.

25/03/10 - Identificar gestantes com HIV é importante para a prevenção do feto
Em 2015, o mundo pode alcançar a erradicação virtual da infecção pelo vírus da AIDS na chamada transmissão vertical, ou seja, período de gestação, parto ou aleitamento. A informação foi divulgada este mês pelo Fundo Global de Luta Contra a AIDS.

O fato da erradicação virtual acontece quando os índices de contaminação são menores que 1%. No entanto, o Ministério da Saúde diante da atual realidade que é 6,8% de contaminação, não acredita essa possibilidade para o país.

Pelo menos 10.194 crianças com idade de cinco anos foram infectadas pela forma vertical no Brasil. Totalizando mulheres diagnosticadas e não diagnosticadas com o vírus, a avaliação é que 12 mil grávidas de uma quantia de 2,5 milhões por ano apresentem o HIV.

Segundo o assessor técnico do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, Marcelo Freitas, o maior problema brasileiro na erradicação da transmissão está na questão do diagnóstico. Ele revela que mais de 90% das mulheres atendidas na rede de atenção básica chegam a fazer o pré-natal, mas 40% delas não passam pela testagem que identifica o vírus.

Para a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, detectar o HIV em gestantes é muito importante para prevenir a infecção do feto durante o período gestacional. “Os trabalhos devem ser intensificados para que possamos fazer parte das previsões feitas pelo Fundo Global de Luta Contra a AIDS”, diz a tutora.

25/03/10 - Começa esta semana a segunda etapa da vacinação contra a gripe HINI
Grávidas e crianças com seis e onze meses e um ano de idade, e pacientes com menos de 60 anos, que sofrem de problemas crônicos devem procurar um posto de saúde mais próximo, para receber a vacina contra a gripe A.

Gestantes poderão receber a dose até o dia 21 de maio e crianças com doenças crônicas até o dia dois de abril. No caso das crianças a vacina foi dividida em duas doses, sendo a segunda aplicada 30 dias após a primeira.

Para que não haja problemas na hora da vacinação é necessário portar documento de identificação com foto, no caso carteira de identidade, ou CNH. Pessoas com doenças crônicas não precisam apresentar atestados médicos para comprovar o problema. (veja a lista de doenças no site do Ministério da Saúde).

Segundo a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, é muito importante que a população fique informada sobre as datas de vacinação e busquem os postos para realizar a imunização.

Próximas doses
O procedimento está sendo realizado em etapas. Do dia 5 até 23 de abril será a vez dos adultos entre 20 e 29 anos de idade. Do dia 24 de abril até sete de maio serão imunizadas as pessoas com 60 anos ou mais, portadoras de doenças crônicas. E de 10 até 21 de maio quem tem entre 30 e 39 anos.

25/03/10 - Alteração no clima prejudicará saúde da população
É só mudar o tempo que os postos de saúde e as clínicas lotam de pacientes de todas as idades, desde os bebês até pessoas da terceira idade. Segundo a Agência Sanitária do Meio Ambiente e do Trabalho (AFSSET), as mudanças climáticas atingirão a saúde da população, acarretando em um aumento das doenças transmitidas por mosquitos, alergias e problemas intestinais ligados à falta de água.

A alteração no clima no verão fará com que haja um forte aumento da mortalidade entre as pessoas mais velhas ou mesmos as mais frágeis. Assim como no inverno, as ondas de frio serão mais intensas.

“A conscientização da população é o principal mecanismo para a proteção do meio ambiente, e para que estes agravos a saúde não interfiram na saúde humana, portanto é importante participarmos das políticas públicas e privadas relacionadas à questão do meio ambiente”, alerta o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Portanto, a situação só poderá ser amenizada se for implantada a cultura da “adaptação” na sociedade. Será necessária uma maior supervisão dos agentes infecciosos e da qualidade do ar e da água.

24/03/10 - 24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Nesta quarta-feira o mundo entra em campanha, em razão do dia 24 de março ser a data marcada para o combate a tuberculose. Hoje no Brasil a cada 100 mil habitantes, 48 apresentam a doença. No patamar mundial o Brasil está em 18ª posição no ranking dos 22 países com maior projeção de incidência da doença no mundo. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK) que afeta principalmente os pulmões.

Segundo o Relatório de Controle Global da Tuberculose 2009, lançado hoje, o Brasil em comparação aos outros países, tem uma taxa de cura baixa, 77%, enquanto a OMS preconiza 85%. O coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira, afirma que os índices não são melhores porque em 12% dos casos não se sabe o que aconteceu com o paciente. "Ele estava no meio do tratamento e de repente não se tem mais informação, se morreu, curou-se", explicou, dizendo que um dos programas do Ministério da Saúde consiste justamente em monitorar melhor o paciente. Vale ressaltar que o tratamento gratuito já é oferecido na rede pública, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o enfermeiro Alisson Daniel, tutor do Portal Educação, a tuberculose é uma doença contagiosa grave que a população muitas vezes desconhece seus sintomas, dificultando seu diagnóstico e tratamento. “Outra dificuldade encontrada pelos profissionais de saúde é a adesão do paciente ao tratamento. Por ser longo este tratamento e os sintomas diminuírem no início, muitos pacientes não realizam a terapêutica completa, podendo assim apresentar uma recidiva da doença”.

No Estado de Mato Grosso do Sul o novo medicamento para combater a doença estará disponível até o final deste mês, em todos os 78 municípios do Estado. O medicamento denominado COXCIP ou 4:1, apresenta no mesmo comprimido quatro antibióticos para uso durante os dois primeiros meses da doença, em indivíduos com 10 anos ou mais.

A doença

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A doença ainda pode ser causada por algumas espécies de micobactérias: Mycobacterium bovis, africanum e microti. Em alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses).

Na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentemente são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração.

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até quatro anos, obrigatoriamente as menores de um ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de AIDS não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.23/03/10 - Despesas com saúde serão por conta do poder público
A decisão unânime do Supremo Tribunal Federal (STF) mostra que toda a população brasileira tem direito à saúde, mesmo tendo condições financeiras suficientes para comprar medicamentos, realizar tratamentos, exames de diagnósticos e períodos em UTI´s (Unidades de Terapia Intensiva).

Os pacientes portadores de doenças degenerativas, Alzheimer, leucemia, problemas cardíacos e diabetes tipo um, protocolaram ações na Justiça. Ficou determinado que o poder público, em todos os casos, arcasse com os custos dos tratamentos.

“Os municípios não conseguem planejar os recursos destinados para estas compras, pois fica muito difícil prever a quantidade de medicamentos que necessitarão de ser comprados. Por outro lado, a população não pode ficar sem a assistência médica, pois está estabelecido em lei a responsabilidade dos municípios”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

23/03/10 - Pesquisa revela que homens impotentes têm maior probabilidade de sofrer ataques cardíacos
A Universidade do Sarre, na Alemanha, realizou um estudo que aborda a impotência sexual masculina. A pesquisa revela que, caso o paciente possua tal doença, aumenta as chances de alto risco de sofrer um ataque cardíaco. Entre os homens portadores de doenças cardíacas, tende a piorar o quadro, chagando a dobrar a chance de sofrerem um ataque cardíaco.

Os especialistas declararam que os portadores de disfunção erétil possuem uma probabilidade de 10% maior de sofrerem derrame cerebral comparados com os demais pacientes cardíacos.

“A doença cardíaca, muitas vezes, é silenciosa, e para isso é fundamental uma avaliação cardiovascular antes do início do tratamento para impotência, porém, os homens acabam pensando apenas na disfunção que apresenta no momento, esquecendo desta avaliação geral da sua saúde”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Uma das formas de prevenção é que os homens, ao tratar da disfunção erétil, deveriam antes fazer exames para saber se sofrem ou ainda se têm propensão a problemas cardíacos.

22/03/10 - Pesquisa aponta benefícios para a acupuntura entre gestantes
Aproximadamente um quarto de todas as mulheres sofre de depressão durante a gravidez, mas as gestantes podem reverter esse quadro de uma maneira mais saudável do que tomar antidepressivos. A acupuntura pode oferecer alívio durante a gravidez, foi o que apontou estudo da Universidade Stanford.

Ao total 150 mulheres deprimidas, grávidas de 12 a 30 semanas, foram analisadas. Os pesquisadores escolheram aleatoriamente 52 gestantes para receber acupuntura específica para sintomas de depressão, 49 para acupuntura comum e 49 para um tipo específico de massagem.

Foram oito semanas de tratamento com a acupuntura e durante esse período cada mulher recebeu 12 sessões de 25 minutos. As que receberam acupuntura não sabiam qual tipo estava designado a elas – no tratamento específico para depressão, as agulhas são inseridas em pontos do corpo que, diz-se, correspondem a sintomas como ansiedade, abandono e apatia.

A pesquisa indicou que quase dois terços das mulheres do grupo da acupuntura específica para depressão mostraram uma redução de pelo menos 50% em seus sintomas, comparado a pouco menos da metade das mulheres tratadas com massagem ou acupuntura comum. “O método pode ser um grande aliado para as gestantes. Já que a maioria apresenta irritabilidade e instabilidade emocional”, explica a tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

22/03/10 - Para evitar câncer de pele brasileiro tem que gastar pelo menos R$ 51 por mês
Quanto você gastaria por mês para evitar problemas de pele? Um cálculo com bases indicadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia diz que os brasileiros devem gastar pelo menos R$ 51 reais mensais, o que inclui três tubos de cosméticos por mês. A preocupação é um alerta sobre os altos índices de raios ultravioleta, que chegaram mais uma vez a níveis extremos em grande parte do país, nessa semana.

A proteção é uma maneira de evitar queimaduras, manchas na pele, envelhecimento precoce ou mesmo câncer de pele. De acordo com especialistas, para ter uma proteção efetiva contra o sol, deve-se usar meia colher de chá de protetor para a face, para o pescoço e em cada braço. Nas pernas, tronco e costas, a quantidade recomendada é de uma colher para cada parte.

Quem não tem condição de desembolsar mensalmente esse valor pode se proteger com roupas adequadas, de preferência com manga comprida, calça comprida, e até mesmo acessórios como chapéu, óculos, escuros e sombrinha – mas mesmo assim esses métodos não impedem que os raios passem por de baixo das roupas, por isso é de extrema importância a proteção solar.

Segundo a tutora do Portal Educação, Tatiana Leme, a proteção solar é muito importante, mesmo que custe caro aos nossos bolsos, “a proteção é importe para evitar que possamos a contrair doenças graves e prejudiciais a saúde”.

22/03/10 - Dia Mundial da Água: Saiba como economizá-la
No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Esta tão importante data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março do ano de 1992. Em cada ano, esta data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados com este tão importante bem natural.

Mais de ¾ da superfície do Planeta é coberta por água de oceanos, mares, rios, lagos e lagoas, sendo que apenas 2% deste total estão disponíveis para o consumo humano. O Brasil possui um papel estratégico para a conservação da água, já que cerca de 15% da água potável do mundo estão situados no território brasileiro.

O biólogo e tutor do Portal Educação, Carlos Lehn, ressalta a importância da comemoração dessa data. “Mas como devemos comemorar esta data? – Você não acha que devemos comemorá-la todos os dias, pois, afinal, dependemos muito da água?”, afirma o tutor.

A melhor maneira de comemorar este dia é utilizando este recurso de forma consciente, contribuindo para a sua preservação e garantindo que as gerações futuras possam ter acesso a ele. A seguir, confira algumas maneiras para contribuir com a preservação da água:


22/03/10 - Pesquisadores apontam que remédio contra osteoporose pode causar fratura no fêmur
Os medicamentos chamados bifosfonatos são utilizados em larga escala no mundo devido a sua grande eficácia no controle da osteoporose. Mas agora cientistas descobriram que, após quatro anos de uso contínuo, o medicamento pode estar associado a um tipo específico de fratura do fêmur.

Com o passar dos anos a densidade e a quantidade de cálcio depositada nos ossos, por meio do medicamento, ficam mais vulneráveis, o que pode facilitar o colapso da camada mais externa do fêmur – a chamada córtex do osso.

A pesquisa trouxe dúvidas sobre o remédio, fazendo com que especialistas ligados a agência federal de medicamentos norte-americana, o FDA, se pronuncie após avaliação dos dados. Por enquanto, o FDA emitiu um comunicado reforçando que, até o momento, não existem evidências de risco de fratura ligado ao uso dos bifosfonatos, que continuam sendo medicamentos indicados no tratamento da osteoporose.

Os pacientes que usam esses remédios, não devem interromper o tratamento, pois a osteoporose é fator de risco para fraturas graves dos ossos. Essas fraturas podem levar à necessidade de cirurgias e períodos de diminuição de mobilidade, aumentando a mortalidade precoce. “Devido a diversos fatores, a osteoporose deve ser prevenida e tratada o mais precocemente, evitando a necessidade de cirurgias”, comenta a fisioterapeuta tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.
22/03/10 - Descoberta pode ajudar no combate ao câncer
Cientistas descobriram uma maneira de matar as células do câncer por meio de envelhecimento, impedindo com que as moléculas se espalhem rapidamente e cresçam sem poder dividir-se.

O avanço científico vem contribuindo e gerando esperança para quem tem câncer. Segundo o farmacêutico tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, dessa vez a forma descoberta foi combater uma mutação com outra mutação na célula.

Os testes foram realizados com ratos e mostrou que o bloqueio de um gene causador do câncer chamado Skp2 forçou células cancerígenas a passar por um processo de envelhecimento conhecido como senescência – o mesmo processo envolvido na ação de livrar o corpo de células danificadas pela luz solar.

E os cientistas já começaram a realizar a primeira fase do experimento clínico em humanos, usando uma droga chamada de MLN4924 da indústria Takeda Pharmaceutical Co's. “É bem verdade que um tratamento assim está longe de chegar aos pacientes de oncologia, mas não deixa de ser uma esperança”, comenta Ronaldo.

Testes

Foram usados ratos geneticamente modificados que desenvolveram uma forma de câncer de próstata. Para fazer a descoberta os cientistas tornaram inativos os genes Skp2 em alguns animais e quando o rato atingiu seis meses de vida, ficou evidente que os portadores do gene Skp2 inativo não desenvolveram tumores, ao contrário dos outros ratos da pesquisa.
22/03/10 - Brasil oferece graduação gratuita a estrangeiros
Estudante brasileiro que tem desejo de ir para outro país estudar é uma prática comum. Agora, estudantes estrangeiros procurando o Brasil para ingressar numa faculdade está se tornando uma rotina frequente. O número de estrangeiros cresceu 53% nos últimos dois anos – todos entraram no país com o visto estudantil. Segundo dados da Polícia Federal, o número de pessoas saltou de 5.142 em 2007 para 7.889 em 2009. O motivo é porque o ensino superior é gratuito para alguns estudantes.

Convênios firmados entre as instituições internacionais com universidades brasileiras e programas promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) são atrativos. O principal deles é o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), promovido pelo MEC. Estudantes estrangeiros de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais podem estudar gratuitamente em instituições públicas e privadas. Os estudantes devem ter idades entre 18 e 25 anos, e ensino médio completo para participar do programa.

Hoje, aproximadamente 2,7 mil estrangeiros estudam no Brasil por meio do programa. Nos últimos cinco anos, a média de ingresso foi de 604 alunos novos por ano. No ano passado, a Universidade de São Paulo (USP) recebeu 832 alunos intercambistas, dos quais 134 eram do PEC-G. A universidade tem 472 convênios com instituições de ensino de 53 países.

Segundo a tutora do Portal Educação, Emileide Lucineia da Costa, o programa instituído pelo Ministério da Educação possibilita ao aluno estrangeiro estudar o ensino médio gratuitamente em escolas públicas e privadas por meio da política de intercâmbio. “O povo brasileiro é mais receptivo com os estrangeiros e isso facilita a integração desses alunos na cultura local”, finaliza a tutora.
18/03/10 - No Brasil mais de 4 mil crianças estão aptas a adoção
A adoção é um ato generoso de quem pratica, capaz de fazer a diferença na vida da criança, dando oportunidade de integrar à sociedade quem um dia foi discriminado pelos pais de sangue. Para ajudar nesse processo que foi lançado no Brasil em 2008, o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) para dar agilidade às adoções por meio do mapeamento de informações unificadas em todo o país.

Segundo o tutor do Portal Educação, advogado Carlos Eduardo Gomes Figueiredo, o Cadastro Nacional de Adoção veio para melhorar o acesso e contatos de interessados de participar do processo.

De acordo com o CNA, até o início de março existiam 26.735 pretendentes à adoção e 4.578 crianças e adolescentes aptas a serem adotadas. Dessas crianças e adolescentes aptas à adoção, 35,21% são brancas e 71,89% delas possuem irmãos, mas nem todos têm esses irmãos também cadastrados. As estatísticas ainda revelam que 45,76% das crianças cadastradas são pardas, 17,85% são negras, 0,76% são indígenas e 0,42% são amarelas.

Mas hoje a discriminação racial ainda é um ponto relevante de quem procura o CNA e que deve ser mudado. A maioria dos indivíduos prefere meninos e meninas brancas – além do que 78,65%. E as exigências não param, as crianças têm que ter idade inferior a três anos. O que também foi indicado pelo cadastro é que os pais não desejam adotar crianças com irmãos.18/03/10 - E você vai apagar as luzes?
Que tal apagar as luzes durante uma hora e fazer a diferença? A iniciativa é considerada o maior movimento voluntário de alerta para as alterações climáticas, chamado a Hora do Planeta. Teve inicio no ano de 2007 e moveu inúmeros cidadãos comuns, empresas, governos e organizações civis em torno de uma voz comum. Neste ano, a Hora do Planeta acontecerá no dia 27 de março 2010, das 20h30 às 21h30, portanto apague as luzes.

A cidade australiana de Sidney foi a primeira a começar o movimento no ano de 2007 e superou todas as expectativas, dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes, e ao invés de reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade, reduziu 10,2%. No ano consecutivo mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram da Hora do Planeta.

No ano de 2009, a mobilização contou com quatro mil cidades, em 88 países, 21 mil empresas e o estrondoso número de 1 200 milhões e pessoas em todo o mundo deram o seu voto ao Planeta.

“Tão importante quanto desligar as luzes no dia 27,quando ocorrerá a hora do Planeta, é utilizar a energia de forma consciente durante todo o ano, minimizando os desperdícios e contribuindo em caráter sustentável às nossas ações do dia a dia”, comenta o biólogo e tutor do Portal Educação, Carlos Rodrigo Lehn.18/03/10 - Campanha de imunização contra H1N1 segue por todo Brasil
O Brasil iniciou no dia 8 de março a maior campanha de vacinação do mundo, contra a gripe A (H1N1) – gripe suína. Serão três meses, onde 91 milhões de brasileiros devem ser imunizados contra a nova gripe, que provocou 1.705 mortes no país, em 2009. Mas alguns brasileiros ainda têm dúvidas sobre o vírus que virou a pandemia do século XXI e tomou proporções gigantescas pelo mundo.

Para informar os profissionais da área da saúde e a população em geral sobre o conhecimento do vírus, que o Portal Educação abre inscrições do curso virtual Gripe A – H1N1. Turma disponível para inicio em 15 de abril.

Na grade do curso está o estudo da história da pandemia, surtos anteriores, sobre a composição do vírus e sua mutação, as fases de transmissão do influenza A, medidas de precaução e controle a serem adotadas na assistência a doença, os períodos de transmissão, cuidados com os pacientes, dentre outros assuntos. O curso dá o direito de certificado aos participantes.

O investimento do curso é de R$ 187,93 ou em três vezes de R$ 62,64, sem juros, no cartão. No site do Portal Educação você encontra informações da melhor forma de pagamento. Acesse a página www.portaleducacao.com.br, ou se preferir ligue gratuitamente no telefone 0800 707 4520.17/03/10 - Saiba como fazer maquiagem
Fazer maquiagem é um desafio para a maioria das mulheres. Que tal aprender a se automaquiar em 4 horas aulas? O Portal Educação oferece o curso a distância de Automaquiagem, com aulas dinâmicas. O curso tem o investimento de R$ 39,80 e já tem inscrições abertas, quem realizar o pagamento no cartão de crédito ainda ganha um brinde.

Os interessados podem escolher a melhor data para início do curso, com opção para o mês de março e abril. O conteúdo programático do curso prevê o estudo da introdução à automaquiagem, sua história, a evolução, a preparação da pele, os componentes da maquiagem e seus produtos, bem como os diferentes tipos de pele. No curso ainda serão oferecidos dicas para ficar bonita sem errar na maquiagem.

Quem já fez o curso aprovou a metodologia aplicada pelos tutores do Portal Educação. “O curso é completo, com explicações claras e sucintas para a pessoa entender. Gostei muito”, relata Fabiane Esperança Rocha, de Campo Grande, MS. A participante Cíntia Karta Nery Coelho, de Taguatinga, DF, comenta que o curso proporcionou a aprendizagem de se autocuidar, autoconhecer.

Obtenha informações no site do Portal Educação: www.portaleducacao.com.br. Se preferir, ligue gratuitamente pelo telefone 0800 707 4520.

17/03/10 - Gerenciar serviços de saúde é uma boa opção de mercado para enfermeiros
Se você é enfermeiro e deseja aprofundar seus conhecimentos no mercado, aproveite o curso oferecido pelo Portal Educação: Enfermagem em Gerenciamento de Serviços de Saúde. O curso é para os profissionais interessados na área hospitalar, ambulatórios e unidades básicas de saúde que almejam administrar os serviços de saúde.

Com investimento bem abaixo do mercado, o Portal Educação oferece parcelamento do curso em três vezes, sem juros. O curso tem carga horária de 100 horas e disponibiliza aos estudantes um certificado digital.

Na grade do curso está prevista o estudo de mais de 80 assuntos, dentre eles o aprendizado de gestão, papel do profissional, como elaborar um planejamento, os sistemas de hospitais, marketing, a aplicação da administração, dentre outros. No site do Portal Educação você encontra todo o conteúdo programático do curso. Acesse www.portaleducacao.com.br.

17/03/10 - Casos de dengue aumentam em MS e, com eles, a automedicação
Depois de São Paulo, agora é a vez do estado de Mato Grosso do Sul se preocupar com a dengue. Até o momento já foram notificados 32.225 casos da doença. A Secretaria Estadual de Saúde informou que já foram confirmadas 11 mortes.

O maior problema que a população vem enfrentando é a questão da automedicação, pois pode acarretar em risco na vida do paciente e, geralmente, este não quer procurar uma orientação profissional e acaba tomando os remédios por conta própria.

“Quanto mais cedo os pacientes procurarem o serviço de saúde, mais rápido será o diagnóstico e o tratamento. A automedicação afetará nos sinais e sintomas da doença, prejudicando, assim, a avaliação inicial do profissional de saúde”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

A questão é que a população confunde os sintomas da dengue com outras doenças e é somente por meio de exames que será confirmado o diagnóstico da dengue. Com o resultado do exame será possível analisar qual o quadro da doença e se ela pode evoluir para dengue hemorrágica e levar a óbito.

15/03/10 - População precisa se conscientizar de que doação de rim não prejudica a saúde
Doar um dos rins, às vezes, torna-se necessário para salvar a vida de uma pessoa. A maior dúvida das pessoas com relação à doação de rins é saber como fica a saúde após o procedimento. Será que piora? Haverá mais riscos de infecções?

Todos esses questionamentos e preocupações não precisam mais rodear os pensamentos de um futuro doador, pois uma pesquisa americana mostra que quem doa um dos rins pode viver tanto quanto quem permanece com os dois. A expectativa de vida do indivíduo não muda.

O estudo analisou mais de 80 mil doadores e comprovou o baixo risco da cirurgia. Em 2009, a doação de rim salvou 1.727 vidas no Brasil. “Este estudo mostra que o risco de complicações relacionadas à cirurgia de transplante é baixo e, com isso, a doação dos rins é segura e pode salvar muitas vidas”, ressalta o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

O Ministério da Saúde publicou que atualmente cerca de 34 mil pessoas precisam ser submetidas à doação de rim. É importante que a população tenha a consciência de que a cirurgia é segura, pois, só assim, a fila de pessoas com insuficiência renal, à espera de cirurgia, poderá diminuir.

15/03/10 - Plantas medicinais são regulamentadas pela Anvisa
A maioria das pessoas já ouviu falar de uma planta ou folha que ajuda a combater algum sintoma de mal-estar. As plantas medicinais são de tradição milenar e passam de geração para geração – e, nesta semana, receberam reconhecimento. É porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou o uso dessas drogas vegetais. A medida faz parte da RDC 10, publicada nesta quarta-feira (10). Por meio da medida, a população será esclarecida sobre como alcançar efeitos benéficos das plantas.

O tutor do Portal Educação, farmacêutico Ronaldo de Jesus Costa, complementa que a fitoterapia é uma prática comum no país, “difundida desde a descoberta, em função do contato com indígenas, algumas pessoas ainda não sabem a forma correta de utilizar determinada planta. Agora, o assunto pode ser difundido de forma simples, aumentando a segurança e eficiência das plantas”.

A Anvisa esclarece que as cascas, raízes, caules, sementes e alguns tipos de folhas devem ser preparados em água quente. Frutos, flores e grande parte das folhas devem ser preparadas por meio de infusão, caso em que se joga água fervente sobre o produto, tampando e aguardando um tempo determinado para a ingestão. “É sempre bom lembrar que as plantas possuem propriedades farmacológicas e não estão isentas de efeitos adversos. Por isso, o cuidado no uso também deve existir, como em uso de qualquer medicamento”, explica o tutor.

Agora, cabe aos comerciantes das ervas medicinais informar a Agência sobre a fabricação e importação para que haja segurança dos medicamentos. Os produtos também vão passar por testes que garantam que eles estão livres de microrganismos, como bactérias e sujidades, além da qualidade e da identidade. E ainda, os locais deverão cumprir as Boas Práticas de Fabricação, para evitar contaminação.

15/03/10 - Fies tem juros reduzidos
Agora, os estudantes que possuem Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) já podem comemorar. É porque o Conselho Monetário Nacional reduziu a taxa de juros, passando de 3,5% para 3,4%. A medida vale tanto para os contratos futuros como para o saldo devedor dos antigos.

Este ano, os juros do financiamento estudantil já haviam sido reduzidos drasticamente no começo do ano. Passando de 6,5% para 3,5%, assim como o prazo para o pagamento do débito que foi esticado para três vezes do período de duração do curso.

Segundo a tutora do Portal Educação, Emileide da Costa, o programa proporciona aos estudantes de cursos de graduação o financiamento de seus estudos em instituições particulares. “Os estudantes poderão, de acordo com as novas regras, pagar suas dívidas com a prestação de serviços, mas, vale somente para os estudantes do curso de Pedagogia, Licenciaturas e Medicina”, diz a tutora.

13/03/10 - SP é uma das cidades que mais apresentou aumento de casos de dengue nos últimos tempos
A dengue já se alastrou no país e, a cada dia, novos casos surgem em todo o Brasil. Uma das cidades que mais preocupa é São Paulo, pois, de acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de paulistanos infectados pela dengue dobrou em um período de 13 dias.

Os dados anteriores mostravam 34 casos e, com o aumento, já são 67 pessoas infectadas. Comparado com o ano 2009, os números revelam 20% a mais do total de registros.

Um dos principais problemas que causam esse aumento da dengue é o fato de que pessoas de bairros nobres de São Paulo não permitem a entrada dos agentes vistoriadores em suas residências, pois temem assaltos.

“Se a população brasileira não realizar as medidas de prevenção será muito difícil conseguir combater os focos e os mosquitos da dengue. A participação popular é imprescindível para que possamos vencer a dengue”, explica Alisson Daniel, enfermeiro e tutor do Portal Educação.

A Secretaria decidiu, então, regionalizar o trabalho dos agentes de saúde, onde cada equipe ficará responsável pela fiscalização de determinada região durante todo o ano. Esta ação tem como objetivo principal criar um vínculo de confiança entre o agente e a comunidade.

13/03/10 - Senado aprova projeto de acesso a medicamento no SUS
Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça um projeto que poderá inibir a concessão de liminares na Justiça obrigando o governo a distribuir medicamentos para pacientes. Os remédios não estarão nas listas de compras públicas.

De acordo com Tasso Jereissati, senador PSDB-CE, a incorporação, exclusão e alteração da relação de medicamentos, tratamentos e produtos terá de ser feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde.

“Este projeto poderá melhorar e programar a lista de medicamentos disponibilizados pelo SUS e com isso aprimorar a assistência médica à população”, afirma o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

12/03/10 - Crianças vacinadas contra a gripe comum ajudam a diminuir infecção do vírus em adultos
Um recente estudo realizado pelo Canadá e Estados Unidos mostra que é importante que crianças e adolescentes sejam vacinados contra a gripe, pois assim poderá ajudar a conter a disseminação do vírus entre os adultos.

Para a realização da pesquisa, membros de comunidades agrícolas no Canadá tiveram 80% das suas crianças e adolescentes com idade entre 3 e 15 anos vacinados, resultando em uma queda de 61% das infecções entre os adultos.

“Como os adultos estão em contato direto com as crianças, este contágio tende a diminuir com a imunização das crianças. Ressalto ainda que as crianças quando estão doentes buscam uma aproximação ainda maior dos adultos”, ressalta o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Portanto, pode-se concluir que a decorrência causada pela pesquisa é considerável, já que os resultados mostram que os efeitos para os adultos do grupo da imunização de crianças e adolescentes foram semelhantes à proteção que seria constatada apenas nos adultos.

12/03/10 - Vertigem já tem tratamento sem uso de remédio
Hoje, cerca de 70% dos idosos sofrem de labirintite. A doença que tem como sintoma a vertigem já pode ser tratada sem o uso de remédios. Dois novos métodos já estão sendo aplicados. Uma das técnicas é baseada na realidade virtual, a outra consiste na colocação de uma placa com sensores na língua dos pacientes. Os tratamentos funcionam por meio de estimulação das regiões afetadas; eles reduzem ou até eliminam as tonturas, sem a necessidade do uso de remédios.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, o problema é mais comum nos idosos e está relacionado a 50% das quedas na terceira idade. Para a tutora do Portal Educação, Carolina Cysne, o tratamento vem contribuir em muito para quem sofre da doença.

O método fundamentado sobre a realidade virtual consiste em uma reeducação de equilíbrio no organismo. Nesse caso, é projetado aos pacientes cenários virtuais com situações que o predispõem a tonturas.

No outro modelo de tratamento, o paciente recebe estímulos elétricos toda vez que mexe a cabeça, por meio de uma placa colocada na língua. O objetivo é criar circuitos cerebrais alternativos de neurônios que atuem sobre o equilíbrio. Ambos os métodos já estão sendo aplicados no país.

"Ainda não sabemos se os resultados são melhores, piores ou iguais. Na maioria dos casos há uma melhora significativa. Os exercícios virtuais são fáceis e rápidos de fazer. Há pacientes que, com apenas duas sessões por semana, relatam melhora dos sintomas e recuperação do equilíbrio", explica o médico otorrinolaringologista, Fernando Ganança.

11/03/10 - Campanha de imunização contra a gripe H1N1 usará e-mail como apoio
O Ministério da Saúde vem com uma novidade para a população a respeito da vacinação contra a gripe suína. Este ano, os cidadãos serão avisados por e-mail sobre a data em que será aplicada a vacina contra a influenza A (H1N1), no entanto, para receber o aviso será preciso se cadastrar no endereço do ministério (www.saude.gov.br). O cadastro já pode ser feito, pois a campanha de imunização teve início no dia 08 de março.

A primeira etapa da vacinação termina no dia 19 de março e será direcionada aos profissionais da saúde e povos indígenas. Após, será a vez das gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos de serem imunizados, no período de 22 de março a 02 de abril.

O próximo prazo começa no dia 5 de abril e termina no dia 23 do mesmo mês, e terá como foco, jovens de 20 a 29 anos. Entre os dias 24 de abril a 7 de maio será a vez de idosos com mais de 60 anos e com doenças crônicas e adultos com idade entre 30 e 39 anos poderão ser vacinados de 10 a 21 de maio.

“A iniciativa do Ministério da Saúde em utilizar está tecnologia para informar a população demonstra a importância e a gravidade da gripe suína. Em 2009, muitas pessoas morreram por conta desta pandemia. É importante a realização do cadastro que iniciou no dia 8”, reforça o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

A estimativa é que sejam vacinados pelo menos 91 milhões de brasileiros em apenas dois meses de campanha, segundo informações de José Gomes Temporão, ministro da Saúde.

11/03/10 - Avaliação nutricional é um dos primeiros passos para o tratamento da obesidade
A maioria da população não está satisfeita com o corpo. Hoje, não são mais as mulheres que sofrem com esse mal. Os homens também estão mais vaidosos e preocupados com a forma física e a saúde em si.

No entanto, é preciso ter muito cuidado antes de começar uma dieta ou mesmo praticar exercício físico por conta própria. O ideal e o mais correto é procurar a orientação de um especialista.
A avaliação nutricional é o primeiro passo do tratamento e possui grande importância na prática clínica, para diagnóstico de alterações nutricionais, utilizando parâmetros complementares para obter melhor precisão do diagnóstico nutricional.

O Portal Educação, empresa referência em Educação a Distância no país, oferece para acadêmicos e profissionais da saúde o curso de Avaliação Nutricional com carga-horária de 60 horas. O início da próxima turma está marcado para o dia 16 de março com término no dia 15 de abril.

Jocilene Assis Pareia, aluna do Portal Educação e que realizou o curso de Avaliação Nutricional garante a satisfação do material. “Superou as minhas expectativas e sem dúvida me tornou uma profissional mais capacitada às exigências do mercado e dos meus clientes”, ressalta Pareia de São Paulo/SP.

Para saber mais sobre o curso do Portal Educação, conteúdo programático, certificado, equipe de tutores, material didático, entre outros, acesse www.portaleducacao.com.br ou ligue 0800 707 4520.

10/03/10 - Aumenta número de mulheres jovens com câncer de mama nos últimos anos
O câncer de mama é considerado a principal causa mundial de morte entre as mulheres com 39 a 58 anos de idade. Estima-se que o número de pacientes no Brasil infectadas pela doença apenas esse ano será de 49.240, abrangendo um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) publicou dados de que a incidência do câncer de mama em mulheres jovens vem crescendo nos últimos anos e o diagnóstico mostra que houve um aumento de 14% do total de casos.

O câncer de mama em mulheres jovens é visto pelos especialistas como complexo, pois envolve a questão psicológica, abalando a autoestima feminina. Além da mastectomia (retirada da mama), o momento mais difícil para as mulheres ainda é a quimioterapia, não só pelo sofrimento físico com os efeitos colaterais, mas também pelo impacto psicológico.

A melhor forma para evitar a doença é se prevenir. “A mulher cuida mais da sua saúde que o homem, portanto, é muito mais fácil trabalhar na prevenção e detecção precoce do câncer de mama, porém a mulher é mais frágil em relação à doença, assim quanto mais jovem a mulher, mais repercussão psicológica haverá nesta paciente”, comenta o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Geralmente, a incidência de câncer de mama em jovens pode estar ligada com o histórico familiar (mãe ou irmã com esse tipo de tumor na pré-menopausa), presença de alterações genéticas, sem contar com o ritmo acelerado vivenciado hoje por grande parte das mulheres.

10/03/10 - Medicamentos terão reajustes de quase 5%
Os preços de medicamentos terão reajustes de até 4,83% neste ano. O anúncio veio do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma). São 18.630 produtos disponíveis, que serão divididos em três categorias de reajustes.

De acordo com o Sindusfarma o reajuste anual de 4,60%, corrige a tabela de preços e não será sentido pelos consumidores, o aumento começa a valer a partir de 31 de março. “Apesar do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo informar que o aumento não acarreta em aumentos automáticos nas farmácias e drogarias, o que se observa é que exatamente o contrário: esses estabelecimentos baseiam seus preços no teto máximo, e assim, o preço ao consumidor sofrerá aumento instantâneo”, comenta o tutor do Portal Educação e Farmacêutico Ronaldo Jesus Costa.

As categorias de reajuste incluem os medicamentos genéricos, para as classes com participação igual ou superior a 20%, o índice de reajuste será de 4,83%; para aquelas com índice entre 15% e 20%, o reajuste será de 4,64%; e a terceira classe, com participação de genéricos abaixo de 15%, terá aumento de 4,45%.

08/03/10 - Profissionais da saúde devem se vacinar contra a Gripe A até o dia 19 deste mês
Considerando o alto risco de exposição o Ministério da Saúde vai priorizar a vacinação de profissionais da saúde contra a Gripe A H1N1. Ano passado, o vírus contaminou 40 mil pessoas, levando 1.705 delas a óbito.

Por meio de uma nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde ficou decidido o cronograma oficial da campanha e a data para a vacinação acontece entre os dias 8 a 19 de março.

A fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne, acrescenta que a atenção às pessoas que trabalham na área de saúde será redobrada este ano e só depois a aplicação da vacina será realizada na população em geral.

Outra informação importante é que o remédio é contraindicado em pessoas com alergia a ovo. Para saber mais sobre o assunto acesse: www.saude.gov.br.
08/03/10 - 1° Simpósio Virtual de Farmácia reúne mais de 8 mil inscritos em ambiente on-line
Em comemoração ao dia do farmacêutico, o CFF (Conselho Federal de Farmácia), o CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), a Feifar (Federação Interestadual dos Farmacêuticos) e o Portal Educação, se uniram para realizar o 1º Simpósio Virtual de Farmácia. O evento contou com mais de oito mil inscritos de 22 estados brasileiros e nove países.

Foram oito horas de palestras e mesas-redondas que se dividiram entre os dias 3 e 4 de março. Durante a primeira etapa do evento, foram discutidas as perspectivas futuras para a profissão farmacêutica, piso salarial, mercado de trabalho, responsabilidade profissional, inovação na área farmacêutica, e o farmacêutico e o PSF. Todos esses assuntos foram abordados na mesa-redonda com todos os participantes das instituições parceiras e com o presidente do Portal Educação e conselheiro federal por Mato Grosso do Sul, Ricardo Nantes, como mediador.

Segundo o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, as novas normas da RDC 44 fazem com que a farmácia volte a ser estabelecimento de saúde. “Com o farmacêutico à frente da situação, poderá atuar no controle e orientação ao paciente. Vamos torcer para que não seja desvirtuada”, declara o presidente do CFF.

Dentre os assuntos como a RDC 44 e o piso salarial, um dos temas mais polêmicos e discutidos no primeiro dia, Nantes avalia o evento como sendo de grande valia para a classe. “Foi a oportunidade de refletir e trocar opiniões sobre as pautas que mais norteiam o meio farmacêutico”, ressalta.

A questão da ética profissional e o comprometimento com a carreira também foram analisados e o presidente do CRF-MS, Ronaldo Abrão, aproveitou para destacar que os CRF´s precisam estar agregados à ANVISA no sentido de transformar o comércio farmacêutico. “Temos um projeto de que a partir de novembro deste ano nenhuma farmácia terá portas abertas sem ter um farmacêutico à disposição”, explica Abrão.

Danilo Caser, presidente da Feifar, com relação ao piso salarial, abordou que por meio da participação dos sindicatos, união com os conselhos; enfim, todos cumprindo a sua função, o mercado de trabalho estaria mais aberto para a categoria. No entanto, Caser ainda afirma que “na questão do piso, o grande responsável é a falta de participação dos próprios farmacêuticos”.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, também defende o piso salarial da classe. “Não dá para continuar como está, com o salário do farmacêutico inferior com o mesmo nível de conhecimento de outras profissões”, alerta Francisco.

No segundo dia de Simpósio, o ciclo de palestras foi aberto pelo especialista em administração hospitalar, Silvio Carlos Coimbra, que abordou o tema “Controle de qualidade em análises clínicas”. O segundo palestrante foi o doutor Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, que falou sobre aspectos e atualização na Farmacologia.

A mestra em saúde e desenvolvimento da região Centro-Oeste e também especialista em cosmetologia, Valeska de Oliveira Gonçalves Ferreira, abordou durante sua palestra as novas opções cosméticas dentro da área de cosmetologia. E último palestrante, José Luis Miranda Maldonado, encerrou o evento abordando o tema: “RDC-44 – O que o farmacêutico deve fazer?”
Em dois dias de evento, profissionais farmacêuticos e estudantes puderam se atualizar com assuntos referentes à classe. Após a transmissão das palestras, os participantes receberam certificado gratuito de participação. Com mais de 8 mil inscritos, o 1º Simpósio Virtual de Farmácia tornou-se o maior evento farmacêutico do país.
06/03/10 - Ato de audacioso marca o dia internacional da mulher
No dia 8 de março comemora-se o dia Internacional da mulher. Nesse dia as mulheres são lembradas pelo ato corajoso que começou no ano de 1857. As operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, audaciosas as mulheres reivindicavam redução de trabalho de mais de 16 horas por dia para 10.

As operárias ainda sofriam com o preconceito daquela época, seus salários eram menos de um terço abaixo do que os homens que trabalhavam no local, logo após a greve aconteceu um incêndio e pelo menos 130 mulheres morreram queimadas.

Outro ato de heroísmo de classe foi no ano de 1908, quando mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque, as americanas reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Mas foi só em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, que foi decidido que seria feita uma homenagem àquelas mulheres. O dia 8 de março marca e simboliza a conquista vitoriosa das mulheres.

“A mulher de hoje é tão independente sem deixar de ser dependente de carinho, amor, respeito e consideração”, completa a tutora do Portal Educação e Thais Elena Carvalho.

06/03/10 - Cachorros devem ter carteira de vacinação em dia para não apresentar riscos à saúde humana
É comum encontrarmos nas casas, cachorros e gatos, os animais domésticos são em sua maioria, dóceis e grande parte não representam riscos à família. Só que é preciso tomar alguns cuidados, quando se têm animais de estimação, para que a saúde do bichinho e do dono não seja afetada. O exemplo é manter a cartela de vacinação em dia.

A recomendação é em razão a raiva humana, uma doença viral transmitida pela mordida de um mamífero infectado, nesse caso os cachorros. É quase impossível o tratamento dessa peste, por isso a prevenção é o melhor remédio. Quando uma pessoa é atacada por um animal, não sabe se o bicho está ou não vacinado e a imunização ajuda a manter o vírus longe da população.

“A raiva é uma doença grave. Pessoas que sofrem ataque de cães precisam de cuidados médicos imediatos”, enfatiza a tutora do Portal Educação e médica veterinária Danielle Pereira.

A dica de especialistas, quando se sofre ataques de cães, é procurar atendimento médico imediatamente para avaliação da ferida e tratamento. Ela deve ser limpa e aplicada um curativo. O tratamento da raiva consiste na aplicação de uma dose do chamado soro antirrábico, que contém anticorpos específicos contra ao vírus da raiva. Além do soro, deverão ser aplicadas doses da vacina contra a raiva para estimular as defesas do corpo humano.

05/03/10 - Mulheres são as mais atingidas pela AIDS
A Unaids (Agência das Nações Unidas para o combate à AIDS) divulgou que a infecção pelo vírus HIV é a principal causa de mortes e doenças de mulheres com idade entre 15 e 49 anos, época em que a mulher está em sua fase reprodutiva.

Preocupada com essa situação, a Unaids lançou um plano de ação de cinco anos com o objetivo de focar o trabalho nos fatores que colocam mulheres em risco. No mundo todo, 70% das mulheres sofrem violência e maus-tratos, o que acaba prejudicando a capacidade delas de negociar relações sexuais seguras com seus parceiros.

O enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel, comenta que é assustador o avanço da AIDS em mulheres e, na maioria das vezes, elas são vítimas de parceiros irresponsáveis que não permitem a utilização de preservativos.

“Nos países mais pobres do mundo este número tende sempre a aumentar, pois políticas de controle da doença não são efetivas”, alerta o tutor. Participam também da iniciativa o Brasil e vários outros países da América do Sul, da África e da Europa, juntamente com outras instituições ligadas à ONU e ONGs.

05/03/10 - Fumar aumenta em cinco vezes o desenvolvimento de aneurisma
O vício do cigarro ou qualquer outro tipo de fumo traz inúmeros problemas à saúde humana. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que os fumantes têm cinco vezes mais chances de sofrer de aneurisma.

O aneurisma intracraniano aumenta entre 37 e 48% para pessoas que tinham variantes presentes nos cromossomos 8 e 9. “O aneurisma cerebral é uma patologia grave e este estudo comprova o aumento dos casos relacionados aos pacientes fumantes. Podemos dizer que este é mais um dos milhares de malefícios do cigarro”, explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Porém, vale lembrar que o risco de desenvolver um aneurisma só aumenta em cinco vezes quando o fumante fuma o equivalente a um maço de cigarros por dia. A predisposição genética também é um dos fatores que propiciam a causa da doença.

05/03/10 - Estudo mostra que o consumo moderado do café pode diminuir arritmias cardíacas
O café é considerado um estimulante e pode trazer benefícios e também pode fazer mal à saúde. Para pacientes que têm distúrbios no ritmo cardíaco é recomendado pelos especialistas não consumirem cafeína. No entanto, não é o que mostra uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, onde o consumo moderado do café pode, na verdade, agir como um redutor de hospitalização por causa de arritmia cardíaca.

“O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e este estudo mostra um benefício que ele pode trazer em relação às arritmias cardíacas, porém, vale lembrar que existem outros prejuízos que o café pode acarretar”, explica Alisson Daniel, enfermeiro e tutor do Portal Educação.

A pesquisa obteve resultados positivos, porém, o estudo não comprova uma relação de causa e efeito. Foi feita apenas uma observação. Será preciso mais evidências científicas para a confirmação e para desvendar as razões de uma possível proteção.

04/03/10 - Portal Educação realiza hoje o último dia do maior evento virtual de Farmácia
Acontece hoje o encerramento do 1° Simpósio Virtual de Farmácia. No segundo dia de evento serão ministradas cinco horas de palestra virtual, debates e mesa redonda, o curso é uma parceria entre o Portal Educação, Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) e a Federação Interestadual dos Farmacêuticos (FEIFAR).

Os interessados em participar do último dia do Simpósio, devem fazer suas inscrições no site do Portal Educação. Foram cerca de oito mil pessoas inscritas só no primeiro dia de palestra, os palestrantes abordaram temas de relevância para o mercado farmacêutico, como, piso salarial, mercado de trabalho e ato médico.

Para hoje as temáticas continuam, a discussão principal é a nova RDC 44 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proibiu, desde o dia 18 de fevereiro, a venda de produtos que não fossem ligados a saúde dentro das farmácias e drogarias de todo o país, como bebidas e alimentos que se encontram nas prateleiras.

Esta é a grande oportunidade para o profissional farmacêutico, acadêmicos de Farmácia e áreas afins se atualizarem com temas relacionados à profissão. O 1º Simpósio Virtual de Farmácia ainda dará direito a um certificado digital. Acompanhe as informações sobre os temas apresentados no site do Portal Educação. Acesse www.portaleducacao.com.br ou ligue 0800 707 4520.

04/03/10 - Pacientes na UTI podem ser beneficiados com óleo de peixe
Uma dieta saudável e balanceada faz muito bem à saúde e isso todo mundo já sabe. O peixe, por exemplo, é um dos alimentos ricos em nutrientes que são benéficos ao organismo, como o ômega 3. A Universidade de Southampton, no Reino Unido, realizou um estudo que mostra a importância da gordura do peixe para a saúde cardiovascular, pois reduz os níveis de inflamação no sangue.

A pesquisa revela que esse óleo do peixe, quando injetado em pacientes na UTI, pode melhorar a função pulmonar e reduzir as substâncias inflamatórias no sangue, resultando em menor tempo de permanência no hospital.

“Este estudo pode trazer muitos benefícios aos pacientes que estão internados na UTI, pois um dos problemas mais graves que afetam estes pacientes são as disfunções respiratórias e ele combate justamente este ponto”, ressalta o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Foram avaliados 23 pacientes vítimas de sepse (infecção generalizada) e os estudiosos observaram que 13 tiveram óleo de peixe acrescentado a uma solução de nutrientes aplicadas de forma intravenosa. Os resultados foram positivos e apresentaram uma significativa série de benefícios.


FeedBurner delivers the world's subscriptions wherever they need to go. Publish a feed for text or podcasting?
You should try FeedBurner today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário